sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Sexta-feira 13 - Origens e Mitos



Sexta-feira era o dia consagrado à Freya (Frigga), a principal deusa da Mitologia Nórdica.
Em diversas línguas, o nome correspondente a este dia da semana está associado à Freya: Friday (inglês); Freitag (alemão); Fredag (sueco/norueguês/dinamarquês).
Freya, por sua vez, está relacionada ao planeta Vênus, que também dá nome a este dia em línguas de origem latina: Viernes (espanhol); Venres (galego); Venerdì (italiano); Vendredi (francês); Vineri (romeno).
Sendo a Sexta-feira dedicada à esta Deusa, os antigos povos pagãos do norte do continente costumavam cultua-la neste dia. Dizem que, após o processo de cristianização da Europa, os escandinavos deixaram de venerar Freya, porém, muitos continuaram acreditando em seus poderes. Entretanto, aquela que antes era a divindade do amor de da beleza, tornou-se uma entidade maléfica - passando a ser vista como uma bruxa, que se reunia toda sexta-feira junto à outras feiticeiras em rituais nefastos .
Outros diziam que, neste dia, ela passeava com seu carro puxado por gatos, rogando pragas contra os infiéis. Os gatos, portanto, sendo animais ligados à Frigga, eram apontados como mensageiros das bruxas e temidos como emissários de azar. As sextas-feiras passaram, então, a ser consideradas de mau agouro.
Templários acusados de heresia
Quanto a má sorte do número 13, a principal referência é que no dia 13 de Outubro de 1307, foi oficialmente decretada pelo rei francês, Felipe IV, a perseguição aos Cavaleiros Templários - o que levou diversos membros religiosos às fogueiras, outros tantos à forca e, por fim, à ruína e destruição desta Ordem. 
A razão pela qual o rei Felipe, também conhecido como "O Belo", desejava a supressão dos Cavaleiros é ainda controversa. A mais aceita é que ele tinha interesse nos bens acumulados pela Ordem do Templo e, para confisca-los, ele utilizou sua influência junto ao Papa Clemente V, acusando os Templários de heresia, sodomia e adoração ao diabo.
Era uma sexta-feira.

5 comentários:

  1. CONVITE
    Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado José Maria.... É muito bem-vindo!!
    Vou sim lhe fazer uma visita... Se possível, entre em contato comigo através da página do face....
    Grande Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    gostei muito deste brog tinha muitas duvida mas ñ tinha resposta vlw .

    ResponderExcluir