sábado, 16 de março de 2013

Selkies - A Lenda da Mulheres-focas


Selkies são seres mitológicos presentes principalmente no folclore irlandês, escocês e finlandês. Embora comparadas às sereias, ao contrário destas que são metade peixe e metade mulher, as selkies são criaturas que vivem como focas e podem adquirir a forma humana. São criaturas mágicas capazes de se transformar tirando a pele de foca, adquirindo assim o aspecto físico de um humano.
Diz a lenda que elas, embora prefiram a vida no mar, se transformam em belas e sedutoras donzelas para dançar à beira da praia. Tornam-se mulheres cheias de encantos, tão lindas que um rapaz se apaixonaria logo à primeira vista.
Caso isto ocorra, só há uma maneira de fazer com que uma selkie permaneça entre os humanos e assim domina-la: deve-se encontrar a pele de foca da qual ela despiu-se e esconder a pele, ou guarda-la, num lugar que ela desconheça ou não tenha acesso - assim não poderá voltar para o mar.
De acordo com o mito, ao desposa-la e ter domínio sobre a selkie, ela poderá viver bem entre os humanos, tornando-se excelente esposa e prendada mãe. Porém, caso a selkie encontre sua pele, ela não hesitará em vesti-la e lançar-se no mar abandonando o marido e os filhos.
Em algumas histórias, conta-se que a selkie volta de tempos em tempos para brincar com os filhos humanos na orla da praia, sempre tomando o devido cuidado para não ser capturada novamente.
A palavra Selkie provém de "seal" (selo), isto vem da lenda que a selkie, para se tornar humana, tem que tirar a pele de foca que está selada.
Há lendas também sobre 'os selkies' que são metade foca e metade homem. Lendas estas que se aproximam dos contos brasileiros do boto-rosa ou homem-boto.
Abaixo segue o video com uma tradicional canção folclórica irlandesa também chamada de "Canção da Selkie". As cenas são do filme "The Secret of Roan Inish", que foi produzido baseado numa antiga lenda de uma mulher-foca.










11 comentários:

Aline Wanderley disse...

Tem um livro de contos que eu li que o último conto é sobre um homem-foca(selkie) que se apaixona por uma adolescente e que ela na verdade foi capturada por ele, o nome do livro é Amores Infernais.

Hugo (Oengus) disse...

Obrigado pela sugestão Aline.... Saudações!!

Luyana Adrielle disse...

Que blog magnifico!
Seu texto sobre as selkies é muito bom.Parabéns!
^^

Raquel disse...

Já conhecia a lenda das Selkies, mas aproveito para dizer que gostei muito deste blog. As matérias são realmente boas e quando dei por mim, já estava entretida há mais de 1 hora explorando seu blog.
Quero parabeniza-lo pelo trabalho. Muita luz e bons fluídos cósmicos em seu coração, que a energia da mãe Terra esteja sempre nos alimentando.
Paz!

Hugo (Oengus) disse...

Luyana e Raquel.... São bem-vindas!!! Me sinto prestigiado...
Saudações!!

Ingrod Tápia disse...

Lembrou uma animação que vi, "Song of the sea", lançada ano passado. Depois dessa publicação, no caso... Se não viu, experimente assistir. É emocionante e retrata de forma magnífica a lenda "selkie".
Gostei muito do texto. Comecei pesquisando símbolos celtas e já estou aqui... Parabéns pelo texto.

Hugo (Oengus) disse...

OLá Ingrod,

Sim sim... Vi o filme, muito bom! É do mesmo diretor de "The book of Kells", uma animação tão mágica quanto..
Agradeço pela visita, é bem-vinda.

Saudações

Hugo

juarezfreitas2009@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Didática Belly Dance disse...

Parabéns pelo site Hugo. Ele tem me ajudado com muitas informações sobre um evento de dança que vou fazer. Muito obrigada mesmo!!! Gratidão!!! Goddess bless you

oliveira balbino disse...

Vim para esse site depois de ver a animação "Song of the sea" e quis saber mais sobre as "Selkies"

oliveira balbino disse...

Vim para esse site depois de ver a animação "Song of the sea" e quis saber mais sobre as "Selkies"

Postar um comentário