quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Árvores Florais - As espécies do Dr. Bach

Esta semana, ao conversar com uma amiga fisioterapeuta e terapeuta floral, me pus a pensar nos caminhos do Dr. Bach (leia o post referente) e seu encontro com as árvores sagradas. É sabido que dos 38 florais descobertos pelo doutor, alguns deles foram através de árvores, a maioria delas comumente encontradas nas Ilhas Britânicas.
Nos caminhos do Dr. Bach, é provável que ao deparar-se com as lendas e mitos celtas, ele pode apreciar um carvalho de forma diferente e ver um azevinho com outros olhos.
Sua pesquisa o levou à algumas espécies mitológicas cujas propriedades fitoterápicas já existiam, mas seu método inovador e a maneira como passou a absorver tais propriedades e emprega-las nos florais se tornou conhecida no mundo todo.
Me proponho então a descrever às espécies arbóreas utilizadas pelo grande Dr. Bach e seus usos. Para ele, na espécie que determina a personalidade, ou estado mental, também estava a cura.
Ele prescrevia, portanto, os florais de acordo com a personalidade ou estado mental de cada um. A personalidade levava à espécie e também ao remédio, em conjunção e não em contra-posição, o que é mais interessante nos estudos de Bach.





O Álamo: Aspen

O floral extraido do álamo é dedicado às pessoas com medos desconhecidos. Ansiedade, apreensão, pânico de algo o qual não se consegue explicar.
Assim também treme o álamo mesmo quando não parece haver vento ou brisa para tanto.

A Faia: Beech
São pessoas perfeccionistas com dificuldade em aceitar os outros e idéias divergentes. Embora aparentem ser calmas e pacientes, no fundo são irritadiças. Faltam-lhes tolerancia e empatia.
Assim também a faia, embora grandiosa, não tolera facilmente outras plantas crescendo ao seu redor.

A Macieira: Crab Apple

É também conhecido como o "floral da limpeza", e é indicado aqueles que se sentem impuros ou com a sensação de estarem sujos. Normalmente as pessoas que necessitam deste floral tendem a ser orgulhosas e extremamente exigentes, cuja as mentes se focam mais em detalhes triviais do que em questões de real importância.
Assim também a Macieira é uma árvore bastante exigente em relação a tipos de solos e clima e seu fruto é muito utilizado para a limpeza da garganta e do organismo como um todo.

O Olmo: Elm

É o floral indicado para aqueles que se sentem assoberbados, esgotados e como muitas responsabilidades. São pessoas capazes, competentes e responsáveis, mas o fardo da responsabilidade se torna, muitas vezes pesado demais, e elas sentem que não conseguirão suportar e chegaram ao fim de suas resistências. O remédio ajuda a tranquilizar e reenergizar a mente.
Assim também o Olmo é considerada a árvore que revitaliza e reenergiza. É uma árvore que também simboliza a força e sua madeira é flexível e durável.

O Azevinho: Holly

É o floral recomendado para aqueles com espírito de vingança , ódio, ressentimentos e ciume. Porém o Holly é utilizado quando os sentimentos são mais explosivos.
Assim também o Azevinho é considerado a árvore da luta. Suas folhas pontiagudas faz com que aqueles que se aproximem fiquem atentos pois podem se machucar, afinal, além de duras são cortantes.









Continua...







Nenhum comentário:

Postar um comentário